Quantidade de Páginas visitadas

Feliz Páscoa!



“Celebre a Vida nova e realize novos sonhos.


Construa esperanças para novos projetos,


com pés firmes rumo ao novo tempo.


viva a cada dia uma nova ressurreição,


deixando o homem velho morrer e


dando oportunidade para esvaziarmos o


sepulcro e construir morada para o homem novo.”





Uma Feliz e Abençoada Páscoa!


Escola Estadual Pe. Manuel da Nóbrega


(abril/2015)


Volta às Aulas







No dia 12 de março, a Escola Estadual Padre Manuel da Nóbrega – Ensino Fundamental, iniciou o período letivo de 2015, recebendo todos os seus alunos e família, para mais um ano de atividades escolares.


Sejam bem-vindos!



MOSTRA PEDAGÓGICA

MOSTRA PEDAGÓGICA 2014




Dia 20 de novembro de 2014, foi realizada a Mostra Pedagógica, com tema voltado para as relações da diversidade étnico-racial. Essa ação é significativa no sentido de marcar o Dia Nacional da Consciência Negra que é um dia de homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares morto em 1695. Esse dia significa a valorização da resistência negra em todos os tempos, desde a escravatura até os dias atuais. Evidencia o protagonista da população negra na afirmação da identidade étnico-racial e na luta pelos direitos educacionais, políticos, econômicos e culturais.




Além das questões étnico-raciais, foram trabalhados durante o ano letivo, questões voltadas para o Meio Ambiente, Idoso, Cultura Indígena.





Clique no título para continuar lendo e  ver mais fotos.....

FESTA DA FAMÍLIA

FESTA DA FAMÍLIA


No sábado do dia 11 de outubro de 2014, a Escola Estadual Pe. Manuel da Nóbrega, realizou a “Festa da Família”. Os alunos e seus familiares se fizeram presentes, prestigiando o evento. Muitas atividades recreativas e culturais foram realizadas e após foi servido um delicioso lanche. É uma festa que acontece todos os anos, e tem por finalidade oportunizar momentos de demonstração de carinho, de lazer, de informação e de interação, sabendo da importância da família na escola na formação dos nossos alunos. Esta data foi marcada pelo nascimento e morte do sacerdote Jesuíta e primeiro professor do BRASIL Padre Manuel da Nóbrega e o nome da Escola é em sua homenagem. Esse ano a Escola completa 31 anos.

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR





Uma homenagem a todos os professores pelo seu Dia!

Parabéns!






Na manhã do dia 15 de outubro de 2014, aconteceu um delicioso lanche em homenagem ao Dia do Professor. Clique para ver as fotos...


AGENDA 21 - PLANETA SUSTENTÁVEL
A Escola Padre Manuel da Nóbrega está trabalhando a Agenda 21 de diversas formas. Por meio das aulas de Ciências, com a professora Paula Garcia Vengrus,  foi trabalhado o conteúdo de "Ambientes Bióticos e Abióticos". A professora propôs aos alunos do 7º ano um trabalho de pesquisa a respeito das ações que colaboram com a preservação dos recursos naturais, e estes, utilizando-se da produção de cartazes, expuseram a temática, explicando a importância do meio ambiente para todos os seres vivos.

A sala de recursos com a professora Katy, trabalhou o jogo da biodiversidade, onde os alunos localizam os biomas e aprendem quais animais estão em perigo de extinção em cada um deles e o que fazer para ajudar a preservar as espécies. Foi realizado também, um teatro de fantoches sobre a temática da dengue.

A professora de Geografia, Rosana Mara Druzini, trabalhou as diferentes regiões, levando em consideração aspectos como clima, relevo, agricultura e meio ambiente. Os alunos observaram a diversidade de cada região, suas tradições e costumes, fazendo uma articulação com o meio ambiente, mostrando como a diversidade de solo, clima, vegetação e relevo influenciam na vida diária da população, evidenciando a importância da preservação.
Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas
A palavra educar origina-se do latim educatio, que, além de instrução, também significa ação de criar, de alimentar. Educação é, portanto, um fenômeno bastante complexo, que se relaciona com todo o processo de formação do sujeito. Nesse processo, ocorrem muitas influências: da família, do trabalho, do clube, dos grupos sociais e culturais de diversas outras instituições. Nesse contexto do educar como processo social, as funcionárias e professoras da Escola Estadual Pe. Manuel da Nóbrega, Daniela Escrivani, Ivanete Alves Ferreira, Paula Cristina Vengrus, Katy Botarelli Queiróz Tondelli, Leila Bonotto Piratello, participaram do curso Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas , cujo objetivo é o de promover a formação de educadores das escolas públicas para atuarem coletivamente na promoção da saúde integral dos educandos, com ênfase na prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco no contexto escolar.

Algumas atividades foram desenvolvidas com o intuito de se pensar no problema com uso indevido das drogas e seus malefícios para saúde.

Veja algumas fotos, onde os alunos confeccionaram cartazes sobre o assunto.




Brigada Escolar - Defesa Civil na Escola


O Programa Brigadas Escolares - Defesa Civil na Escola tem como objetivo a proteção humana, mantendo a comunidade escolar segura em situações de risco, realizando treinamentos pautados em normas de segurança nacionais e internacionais, buscando fundamentalmente organizar a saída da população de maneira ordeira dos ambientes escolares, doutrinando a população para agir pro-ativamente em situações que envolvam ameaça de desastres. Como parte do Programa Brigada Escolar na Escola, está a construção de um Plano de Abandono, que tem por objetivo apresentar as formas de se proteger e ações para minimizar os impactos desastrosos de um sinistro, seja ele de origem natural, humano ou misto.


PLANO DE ABANDONO



É um procedimento realizado pelas pessoas que ocupam uma edificação que apresente algum risco a vida ou que esteja em eminência de sofrer um acidente. De uma forma geral é uma ação de desocupação do prédio, que tem por objetivo minimizar e prevenir o máximo possível a ocorrência de acidentes que possam provocar danos pessoais. É a eficiência de um abandono que delimita as perdas humanas, principalmente em edifícios de vários pavimentos, tais como hospitais, creches, escolas e qualquer estabelecimento em que haja um número considerável de pessoas fixas e/ou circulantes. A Escola Estadual Pe. Manuel da Nóbrega tem realizado treinamentos do plano de abandono com seus alunos e professores, juntamente com a Escola Municipal Noemia de Oliveira Bruno.


Para ver as fotos basta clicar no título.....

AMISTOSO EEPMN x CEAC

A Atividade Pedagógica do Programa de Treinamento Esportivo "Esporte e Lazer",  que ocorre às segundas e terças-feiras, sob a coordenação do professor Jair Jandozo, tem se desenvolvido com sucesso uma vez que os alunos estão participando com interesse e empolgação ao praticar e conhecer uma atividade esportiva. O projeto tem demonstrado ser uma atividade integradora, uma vez que são assíduos e participativos.


Esperamos chegar na etapa onde poderemos ver os resultados do trabalho coletivo através de resultados positivos em jogos escolares mas, especialmente através da melhoria na saúde física e mental, na aprendizagem e no desenvolvimento da cidadania.


Pensando nisso, a escola recebeu alunos do CE Alberto Carazzai, para um amistoso de futsal.


Parabéns a todos os participantes!
















AMISTOSO EEPMN - EEPWM

A prática esportiva é de grande interesse dos nossos alunos, o que facilita o envolvimento dos mesmos com o processo ensino-aprendizagem. São assíduos e sentem satisfação e alegria ao participarem das atividades propostas.



A Escola Estadual Pe. Manuel da Nóbrega recebeu os alunos da Escola Estadual Prof. William Madi para um amistoso de futsal, sob a coordenação do professor Márcio Seugling, Programa Treinamento Esportivo - Futsal.



Confira as fotos....

Apresentação da banda do Colégio Estadual Monteiro Lobato
A Banda formada pelos alunos do Colégio Estadual Monteiro Lobato, sob a coordenação do Professor Williams, realizaram uma bela apresentação em nossa escola.



Clique para ver as fotos da apresentação...



PRODUÇÕES DE MINICONTOS

Você já ouviu falar em miniconto ou microconto?





Miniconto ou microconto é uma espécie de conto muito pequeno. As características do miniconto são diferentes das de um "conto pequeno".


No miniconto muito mais importante que mostrar toda história, é sugerir, deixando ao leitor a tarefa de "preencher" os espaços intencionais para entender a história escrita.


O 9o ano estudou o conto e sua estrutura e a professora Gislayne desafiou- os a produzirem mini ou micro contos, veja o resultado.


A você leitor, o 9o deixou uma tarefa, ler os minicontos e compreender as histórias criativas desses alunos.


 


.... clique para continuar lendo .....

VOLTA ÀS AULAS

A Escola Estadual Padre Manuel da Nóbrega - Ensino Fundamental, através de seus funcionários, direção e equipe pedagógica, deseja a todos os alunos e professores um excelente retorno e um ano de 2014 de muitas conquistas.


"Não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar. E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E deu-se o encontro."


(Rubem Alves)


Sejam bem-vindos!



JORNAL DA NÓBREGA
Tendo em vista a Mostra Pedagógica "Vivendo e Aprendendo" realizada no dia 27 de novembro, os alunos do 6º, 8º e 9º anos, sob a orientação da professora Gislayne Marques Tombolin Santos, com a colaboração de alguns professores, produziram o Jornal da Nóbrega contendo notícias e reflexões sobre cidadania e meio ambiente.



Os exemplares do jornal foram distribuídos aos alunos e a toda comunidade escolar.



Veja mais......

ALUNOS DO 9º ANO RECEBEM VISITA DO PREFEITO
Alunos do 9º ano demonstram seu papel de cidadãos escrevendo carta ao prefeito.




Após alguns trabalhos e reflexões sobre cidadania, os alunos do 9º ano realmente exerceram o papel de cidadãos ao verificarem alguns problemas de segurança no acesso ao Jardim Progrsso, como a Travessia da PR 160.

Muitas crianças e adolescentes para irem à escola precisam atravessar  a rodovia, o que é muito perigoso. Mas isso poderia ser amenizado se houvesse no local sinalização indicando a existência de escola no local, além de faixas de pedestre.

Enquanto fazíamos este registro, constatamos também a falta de cobertura no ponto de ônibus próximo ao posto de saúde e falta de um espaço de lazer para os moradores do bairro, já que estes estão bem distantes do centro da cidade.



Veja as fotos da visita do prefeito Frederico Alves ......











Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito